Personal Trainer

PERSONAL TRAINER

 

INTRODUÇÃO
O fenómeno do “Personal Trainer” teve seu início na década de 90. Nesta mesma época, com os avanços tecnológicos como a internet, que permitiram que um grande número de estudos científico transitasse de maneira mais rápida, foi permitida ao profissional de educação física a apropriação dessas informações, contribuindo de forma extremamente positiva para o crescimento intelectual e científico no que diz respeito à prescrição e elaboração de programas individualizados.

 

Hoje, o Personal Trainer é um dos campos de actuação do profissional de educação física com mais representatividade no mercado de trabalho.

 

OBJECTIVO

 

O objectivo deste trabalho é auxiliar estudantes e profissionais de educação física que buscam melhor entender as actividades personalizadas e suas particularidades.

 

CONCEITO

 

O Personal Trainer ou treino personalizado é um processo de aplicação e execução de testes, com o propósito de conhecer o grau de condicionamento físico inicial e o objectivo do seu cliente, e através destes, organizar, planear e estruturar a prescrição, buscando sustentação científica nos princípios do treinamento desportivo, fisiologia do exercício, biomecânica e outras áreas afins.

 

PÚBLICO ALVO

 

O trabalho personalizado deve ser desenvolvido:
– individualmente;
– grupos reduzidos;
– supervisão;

 

O acompanhamento individual permite uma maior aproximação cliente-professor no que diz respeito à execução, correcção de movimentos e até mesmo a motivação.

 

Em grupos reduzidos é necessário que não seja um número maior que 3 clientes simultaneamente, para que não haja prejuízo ao aluno. A vantagem deste tipo de trabalho é o valor monetário, que passa a ser dividido. A motivação é outra vantagem de se realizar uma actividade em grupo.

 

A outra forma de acompanhamento é por supervisão. Neste trabalho, o cliente recebe um plano descrevendo todas as actividades que fazem parte de sua sessão de treino. Não há acompanhamento, mas ocorre revisão periódica.

 

VANTAGENS

 

A actividade de Personal Trainer ou treino personalizado possuem inúmeras vantagens como a de permitir um melhor controle das variáveis de treino, conhecer melhor o aluno sabendo as suas limitações, deficiências, além de motivá-lo a estar sempre buscando alcançar os objectivos determinados.

 

Contacte-me já!

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. A quantidade e o tipo recomendados de exercícios para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão cardiorrespiratória e muscular em adultos saudáveis. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v.4, n.3, p. 96-106, 1998. AINSWORTH BE, HASKELL WL, WHITT MC, IRWIN ML, SWARTZ AM, STRATH SJ, O’BRIEN WL, BASSET DR, SCHMITZ KZ, EMPLAINCOUNT PO, JACOBS, DR, LEON. Compendium of physical activities: an update of activity codes and MET intensities. Med Sci Sports Exer 32 (9 Suppl): S498-504, 2000. AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003 BAECHLE, T.R. & GROVES, B. R: Weight Training. Champaign: Leisure Press, 1992. BORG, G. Escalas de Borg para Dor e o Esforço Percebido. São Paulo: Ed. Manole ,2000. MANSO, J. M. G. , VALDIVIELSO,M. N. & CABALLERO, J.A .R. : Bases Teóricas del Entrenamiento Deportivo. Madrid: Gymnos Editorial,1996. MCARDLLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Fisiologia do Exercício – Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 4ª ed.. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. NOVAES, Jefferson S.; VIANNA, Jeferson M.: Personal Training & Condicionamento Físico. Rio de Janeiro. Editora Shape, 1998. PATE RR, PRATT M, BLAIR SN, et al. Physical activity and public health: a recommendation from Centers for Disease Control and Prevention and the American College of Sports Medicine. JAMA 1995; 273: 402-07. ROBERGS, RA & ROBERTS, SO. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício para Aptidão, Desenvolvimento e Saúde. São Paulo: Phorte Editora, 2002 U.S. Department of Health & Human Services. Physical Activity and Health: A report of the Surgeon General, Atlanta, GA: US. DHHS, CDC, NCCDPHP, 1996