Como é montado o treino?

Introdução (breve descrição de como é montado o treino)

Na minha prescrição de Personal Coaching Online o programa de treino é montado em 2 fases:
1º montar macrociclo de 4 meses de acordo com seu objectivo;
2º montar o plano de 5 a 8 semanas de acordo com o plano contratado.

 

Avaliação
O processo de avaliação física é fundamental para o planeamento correcto do seu treino, pois a partir dele é que eu vou identificar as suas necessidades e objectivos.

 

Histórico de saúde
Através do histórico de saúde o treino já pode ser montado para prevenir lesões, doenças progressivas ou diminuir o risco de doenças futuras como o enfarte e a hipertensão arterial.

 

Objectivo
Muitos alunos têm objectivos contrários e contra-indicados como secar e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, e com a minha avaliação antropométrica vai ser possível organizar o planeamento para que as fases de emagrecimento, hipertrofia ou definição muscular sejam realizadas de forma correcta.

 

Nível do aluno
Identificar o nível de experiência e condicionamento físico é fundamental para montar um programa de treino, pois muito alunos querem ficar com físicos esculturais em um prazo muito curto. Ao identificar o nível do aluno o plano de treino vai ser montado para elevar o seu nível de performance sem o risco de gerar overtraining.

 

Qualidade do sono
Comer, treinar e dormir é uma regra que deve ser lei para os meus clientes, e por isso que na avaliação física o aluno vai informar quantas horas dorme, quantas vezes acorda a noite, se tem insónias ou se usa o smartphone antes de dormir. Isso é importante porque a maioria dos processos fisiológicos acontecem no sono e se o meu cliente dormir pouco ou dormir mal os resultados vão ficar prejudicados.

 

Rotina e infraestrutura de treino
Este é outro ponto fundamental no processo de avaliação do trabalho do Personal Coach, já que a escolha dos exercícios, divisão das séries e métodos de treino vai depender que quantos dias, qual horário, e principalmente quais aparelhos ele tem para treinar.

 

Macrociclo
Com estas informações vou montar o seu macrociclo “planeamento” de 20 semanas de treino. Nesse planeamento vão estar descritas todas as variáveis fisiológicas e valências físicas a serem estimuladas para a obtenção do objectivo.

 

Plano de treino
Se orientado por tudo que foi planeado no macrociclo, eu vou montar o treino com a descrição de exercícios, séries, repetições, intervalo, velocidade e evolução de volume e intensidade do treino. Muitos alunos acham que o treino é um processo estático que não evolui ao longo das semanas, mas isso é um grande erro.

 

Conclusão:
Os meus programas de treino têm como foco os resultados, por isso os clientes realizam a sua avaliação de medidas na 1º semana e vão reavaliando a cada 2 ou 4 semanas. Se a evolução não acontecer eu vou ajustar o programa de treino para que o resultado aconteça.

 

Contacte-me aqui e saiba o que posso fazer por si!